Filme: Uma Mente Brilhante.
Protagonista: John Nash, interpretado por Russel Crowe.
O filme não retrata fielmente a vida do brilhante matemático - veja aqui -, uma vez que omite algumas passagens e transforma outras em algo mais "comercial", como diz o link sugerido acima.
Mas, pensando somente no filme, digo que este é um daqueles longas que não se pode deixar de assistir. Não desistam de vê-lo quando Nash começar a "fazer contas" na janela (Li, esta é para você!). Outro parêntesis: na verdade não são contas, são demonstrações de teoremas - aprendi isso nos meus longos e penosos 2 anos na faculdade de matemática. Por Deus deixei aquilo...
Enfim - e voltando -, Nash é uma pessoa extremamente arrogante e distante da realidade humana. Sua arrogância é sua defesa, já que tem medo das pessoas. E o filme aborda isso brilhantemente.
E o filme se desenrola... Quando Nash compreende o seu problema, passa a lidar com aquilo e recuperar sua humanidade, por assim dizer. No final uma das partes mais emocionantes (alem de outras tantas no decorrer do filme). E diz respeito à Alicia, sua esposa. É fantástico assistir.
Consultem também o link que fala sobre a teoria desenvolvida por Nash. Eu vejo como irônica sua intitulação: "Equilíbio de Nash".
Filmaço!, daqueles que qualquer amante do cinema não pode ficar sem assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário